terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

MODELOS DE CONTRATOS - Compra e Venda de Automóvel

Nos dias atuais, corriqueiramente as pessoas realizam contratos chamados de "gavetas" para venda de veículos, por vários motivos, dentre eles o mais usual é o fato de bem encontrar-se financiado.
Nesses casos o atual proprietário assume a dívida, sem entretanto renovar o contrato junto a Instituição de Crédito,e transferir o documento do veículo para o seu nome.

Uma dica importante, antes de adquirir seu automóvel usado de terceiros, certifique-se que não existe bloqueio judicial do veículo junto ao Ciretran.
É importante também determinar a responsabilidade de cada um. Devendo o novo proprietário assumir todos os encargos a partir da assinatura do documento.

SEGUE UM MODELINHO SIMPLES, MAS FUNCIONAL:


CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE AUTOMÓVEL A VISTA


IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES

VENDEDOR:  (Nome do Comprador), (Nacionalidade), (Estado Civil), (Profissão), portador do RG nº (.....................), inscrito no C.P.F. nº (..........................), residente e domiciliado na Rua (.......................................), nº (....), bairro (..........), Cep (................), Cidade (.................), no Estado (....).

COMPRADOR: (Nome do Comprador), (Nacionalidade), (Estado Civil), (Profissão), portador do RG nº (.....................), inscrito no C.P.F. nº (..........................), residente e domiciliado na Rua (.......................................), nº (....), bairro (..........), Cep (................), Cidade (.................), no Estado (....).

Celebram as partes o presente INSTRUMENTO PARTICULAR DE COMPRA E VENDA DE AUTOMÓVEL nos seguintes termos:

DO OBJETO DO CONTRATO

Cláusula 1ª. O presente contrato tem como OBJETO, o automóvel (................) (Nome do automóvel), marca (.............), modelo (.........), ano de fabricação (..........), chassi (......), cor (.......), placa (........), categoria (.......), registrado no DETRAN/DUT sob o nº (.........), em nome de (............).
Pelo valor de R$.....

DAS OBRIGAÇÕES

Cláusula 2ª. O VENDEDOR se responsabiliza a entregar ao COMPRADOR o Documento Único de Transferência do Veículo (DUT), assinado e a este reconhecido firma, após a devida quitação do valor estabelecido neste instrumento.
Cláusula 3ª. O VENDEDOR deverá entregar o automóvel ao COMPRADOR, livre de quaisquer ônus ou encargo.
Cláusula 4ª. Será de responsabilidade do COMPRADOR, após a assinatura deste instrumento, os impostos e taxas que incidirem sobre o automóvel.

DA MULTA
Cláusula 5ª. Caso alguma das partes descumpra o estabelecido nas cláusulas acima, responsabilizar-se-á pelo pagamento de multa equivalente a (.....)% do valor da venda do veículo.

DO PREÇO
Cláusula 6ª. Pela aquisição do bem acima descrito, o COMPRADOR pagará o valor total negociado ao VENDEDOR no ato da assinatura do presente instrumento.

CONDIÇÕES GERAIS

Cláusula 7ª. O COMPRADOR declara ter examinado e inspecionado o bem e estar ciente de suas condições e estado de conservação.

Cláusula 8ª. A documentação necessária para a transferência, registro e/ou licenciamento do veículo objeto do presente instrumento perante os órgãos de trânsito, juntamente com o bem, deverão ser entregues ao COMPRADOR no ato de assinatura do presente instrumento, devidamente assinados.

Cláusula 9ª. O presente contrato passa a valer a partir da assinatura pelas partes, obrigando-se a ele os herdeiros ou sucessores das mesmas.

Cláusula 10ª. Até a data de tradição do bem e sua respectiva documentação, o VENDEDOR se responsabiliza por qualquer multa ou ônus que recaia sobre o bem, bem como sobre fatos ou eventos que determinem, ao proprietário do bem, qualquer tipo de responsabilidade civil, administrativa, tributária e/ou criminal.

DO FORO
Cláusula 11. Para dirimir quaisquer controvérsias oriundas do CONTRATO, as partes elegem o foro da comarca de (..................);

Por estarem assim justos e contratados, firmam o presente instrumento, em duas vias de igual teor, juntamente com 2 (duas) testemunhas.



(Local, data e ano).


_________________________________
(Nome e assinatura do Comprador)

_________________________________
(Nome e assinatura do Vendedor)


(Nome, RG e assinatura da Testemunha 1)

(Nome, RG e assinatura da Testemunha 2)

60 comentários:

  1. adorei o modelo basico e funcional; me ajudou muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucia.
      Que bom. Continue nos acompanhando.Em breve postaremos mais modelos.
      Abraço

      Excluir
  2. Agradeço a disponibilidade desse modelo via internet. Também me ajudou bastante e parabenizo pela atitude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola HehPhoto.
      Que bom.
      Continue nos acompanhando.
      Em breve postaremos mais modelos.
      Abraço

      Excluir
  3. Me valeu muito bem, na hora da venda! Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos.
      Que bom.
      Continue nos acompanhando.
      Abraço

      Excluir
  4. Fiz algumas pequenas alterações, mas muito me ajudou! Ótimo modelo! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada Lays. Continue nos acompanhando.

      Excluir
  5. E quando na compra entra um carro mais uma parte em dinheiro
    como faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo Vasques.
      Nesse caso, é só alterar a redação do contrato, e na parte de pagamento você descreverá que como pagamento do bem, o comprador pagará com outro veículo (descrever as características) e a diferença será paga em dinheiro, ou cheque, ou prestações de xx reais por mês, em fim, adeuqe o contrato a sua necessidade. O importante é sempre descrever da forma mais clara possível, para não gerar dúvidas.
      Abraço e continue acompanhando nosso blog.

      Excluir
  6. gostei bastante, mais estou precisando de um contrato par venda parcelada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleberson,
      Nesse caso, encaminhe um e-mail com maiores detalhes para que possamos te ajudar.
      fernandau@ibest.com.br

      Abraço

      Excluir
  7. estou querendo comprar o carro do meu amigo mas nao consigo transferir o financiamento pro meu nome, no caso de eu e ele negociar-mos este contrato vale como um documento legal caso algum problema ocorra e o carro estando no nome dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer contrato celebrado entre particulares é legal, ou seja, tem força de lei, veja o que diz os artigos do nosso Código Civil:
      “ Art. 421. A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato.”

      “ Art. 425. É lícito às partes estipular contratos atípicos, observadas as normas gerais fixadas neste Código.”

      No seu caso especifico você terá um instrumento que se valerá no futuro, caso alguma coisa dê errado. Poderá por ex. requerer perdas e danos.

      Excluir
  8. como posso acresentar neste contrato o seguinte: o não pagamento das parcelas ou atraso de 03 parcelas implicará na perda das parcelas pagas e devolução do veiculo ao vendedor ou antigo Propietário.
    obrigado Alberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro você estipular penalidades no contrato, mas o comprador não ser restituído em nada, acho abusivo.

      Excluir
  9. Bom dia
    Apos todos terem lido e assinado o documento presente, o que mais devo fazer ir no cartorio registrar o documento ou so autenticar. em relaçao ao foro eu coloco só a cidade no qual esta sendo feito o contrato.
    att,
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja Carlos, que trata-se de um instrumento particular para resguardar o seu direito perante o outro. Não existe força perante a instituição financeira, onde o veículo foi financiado por exemplo, pois ela é o titular do direito e não o vendedor. Esses contratos servem para que você resguarde direito futuros. Um exemplo: se eventualmente ocorrer a perda do bem por culpa do vendedor, e você é o comprador, se não tiver nenhum documento escrito que comprou, como irá requerer perdas e danos, por exemplo? Como provará que de fato, você era o atual proprietário do bem, tendo inclusive, pago por ele?

      Excluir
  10. quero comprar um carro que tem alguns problemas para resolver , vou pagar
    aproximadamente 80% do valore parcelar o restante . voce faria pra mim?
    Obrigado Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, esse é um espaço para discutirmos o direito, na prática procure sempre um bom advogado.

      Excluir
  11. Boa Tarde,
    tenho uma moto que quero vender, porem o proprietario da casa onde moro esta interessado e ofereceu 10 meses de alguel pela moto. Como faço esse contrato ?
    se poder me ajudar ficarei grato.
    Att
    Alexandre Cosme
    alexandreocosme@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. quantos por cento pode ser essa multa dentro da lei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a lei não delimita uma quantidade, porém a jurisprudência tem admitido como cláusula penal, a multa de até 10% sobre o valor do contrato. Muito embora, saibamos que muitas pessoas utilizam até 20%.

      Excluir
  13. oLA MUITO BOM ESSE MODELO ME AJUDOU MUITO, OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que lhe foi útil. Continue nos acompanhando, em breve postarei novos modelos.

      Excluir
  14. ola estou fazendo negocio em outro carro com outro carro como faço o contrato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, seria um contrato de permuta, e não de compra e venda. Pois você estaria dando uma coisa por outra.
      Veja que na compra e venda o preço deve ser pago em dinheiro ou valor fiduciário correspondente, na permuta o pagamento de ambas as partes é feito por meio de coisas equivalentes, certas e determinadas.

      Excluir
  15. este contrato deveria ter uma responsabilidade do vendedor sobre o carro como se responsabilizar como mecanica do carro... como irei saber se o carro esta com motor bom cambio embreagem pelo menos 90 dias................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Breno, neste caso se ambas as partes concordarem, poderão sim incluir uma cláusula de garantia.
      Porém não se deve confundir a garantia do Código Defesa do Consumidor com garantia entre particulares, pois neste, o prazo de 90 dias para reclamar após a ciência do defeito, preconizado no art. 26, II do CDC, não se aplicará em contratos entre particulares, somente poderão ser aplicados, em contratos com estacionamentos, revendas, etc.

      Excluir
  16. .Olá Fernanda!
    Comprei pela primeira vez um veículo, uma Ix35 e estou meio confuso.
    No dia da compra, assinei um contrato com apenas uma cópia, sendo que o vendedor da agência os recolheu e me disse que os enviaria ao banho para autorização de venda. Autorizado, levei o veículo mas com chave cópia e me disse que procuraria a original com a proprietária e me daria junto com o documento em meu nome na próxima semana. Chegada a semana, apanhei com o vendedor o documento do veículo e solicitei o contrato, estranhou e me disse que na segunda-feira tiraria uma xerox, agora já a chave original, me disse que a dona do veículo havia perdido e me fornecerá uma cópia. Gostaria de esclarecimentos já que os boletos que recebi deveriam vir com 36 folhas (números de parcela) e chegou em minha casa com 44 (quase o valor do veículo), mostrei ao vendedor e me disse que não haveria problema pois o banco errou e que eu devo reclamar com o banco e eles me enviarão as parcelas corretas. Agora lhe pergunto se é dever dele me fornecer uma cópia do contrato (mesmo xerox), a chave original, quanto aos boletos que vencem no dia 25 mesmo errados em quantidade devo pagar a primeira ou esperar que venham na quantidade correta?

    ResponderExcluir
  17. Muito o modelo parabéns, foi muito útil!!!!

    ResponderExcluir
  18. muito bom vai me ajudar na aquisição de um veiculo

    ResponderExcluir
  19. OLA BOA TARDE... GOSTARIA DE SABER COMO QUE FACO O MODELO... DE UM ACORDO FEITO...ENTRE UM CARRO QUITADO(POREM BATIDO) EM UMA MOTO FINANCIADA EM MEU NOME,,, comprador ASSUMINDO 6 parcelas...e me livrando de qualquer multas acidentes feitas pelo comprador... desde ja agradeco.... site nota 10...

    ResponderExcluir
  20. Olá, Paulo.
    Já respondi através do seu e-mail.
    Att

    ResponderExcluir
  21. muito bom este contrato, me ajudou muito na hora certa, obrigado

    ResponderExcluir
  22. olá,comprei um carro com procuração em nome da pessoa q me vendeu,não deu tempo de transferir pq bateram no meu carro,o sr que bateu no meu carro quer comprar o veiculo não vale a pena consertar,ele vai me pagar com cheques parcelado como devo fazer o contrato de compra e venda? e deve ser feito no nome da pessoa que esta a procuração?

    ResponderExcluir
  23. Caiu como uma luva este contrato hoje. Que Deus te abençoe e te dê vitória e sucesso, muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  24. Estou comprando um carro usado (particular) vou pagar 70% do valor do carro que é 10 mil e vou parcelar o resto como faço?

    ResponderExcluir
  25. Muito bom,me ajudou muito.. Muito grato ''!

    ResponderExcluir
  26. Se depois que eu terminar de pagar o veículo, e quiser vender pode fazer a documentação direto para o nome da pessoa ou tenho que passar para o meu nome primeiro, pra depois passar para a pessoa? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, nos contratos bancários de arrendamento mercantil (leasing) de veículos, existe a possibilidade de indicar o nome de um terceiro para que o banco faça a transferência de propriedade. Para tanto após a quitação do veículo, entre em contato com a Instituição Financeira e se informe de como proceder a indicação do terceiro.

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo15/5/15

    Dra. Fernanda, este contrato vale para caminhão? Estou vendendo o meu em meu nome, sem reserva a prazo em 25 x no cheque para uma transportadora.Meu medo eh a ininadimplência se ocorrer futuramente.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia.
    Você pode me mandar esse modelo em um arquivo editável como o Word por exemplo?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  30. minha duvida estou vendendo meu carro barato pois esta com problemas mecanicos! tenho que especificar cada defeito do carro no contrato ou só a clausula:Cláusula 7ª. O COMPRADOR declara ter examinado e inspecionado o bem e estar ciente de suas condições e estado de conservação serve??? O VENDEDOR JA SABE DOS DEFEITOS DO CARRO EXPLIQUEI TUDOO PRA ELE!!

    ResponderExcluir
  31. minha duvida estou vendendo meu carro barato pois esta com problemas mecanicos! tenho que especificar cada defeito do carro no contrato ou só a clausula:Cláusula 7ª. O COMPRADOR declara ter examinado e inspecionado o bem e estar ciente de suas condições e estado de conservação serve??? O VENDEDOR JA SABE DOS DEFEITOS DO CARRO EXPLIQUEI TUDOO PRA ELE!!

    ResponderExcluir
  32. olá, gostaria de saber se caso o vendedor ou o comprador nao cumprir com este acordo, se esse documento registrado em cartório perante a justiça ele é valido?

    ResponderExcluir
  33. olá, gostaria de saber se caso o vendedor ou o comprador nao cumprir com este acordo, se esse documento registrado em cartório perante a justiça ele é valido?

    ResponderExcluir
  34. Oi Fernanda vc teria o arquivo para me enviar? Por gentileza

    meu email:xeroxutfprtd@hotmail.com

    Gleison Souza

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  36. Muito bom mas preciso de um que vou vender com restante em 8 parcelas mensais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o blog orienta questões de direito, mas não estamos autorizados a prestar consultas. Para isso, procure a orientação de um advogado em sua cidade! Abraços

      Excluir
  37. Olá boa noite, gostaria de receber este arquivo em meu email, seria possível. ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, por favor nos informe o e-mail que será encaminhado.

      Excluir
  38. gostaria de vender meu carro porem ele tem alguns defeitos mecânico e também não dar pra transferir pois o antigo dono esta morando em outro pais mas o comprador esta ciente de tudo disse que não tinha problema pois nós pagamos o documento no despachando e ele iria fazer o mesmo.Esse modelo serve? ou tem que ser outro mais explicado? se caso tiver que ser outro você pode mandar um modelo pra mim? Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog orienta questões de direito, mas não estamos autorizados a prestar consultas. Para isso, procure a orientação de um advogado em sua cidade! Abraços

      Excluir
  39. Eu estou passando o meu carro estipulei um valor que ficará parcelado. É o comprador ficará com o carnê para terminar de pagar o restante do financiamento. Com esse contrato é possível transferir a responsabilidade quanto a multas e IPVA do carro. Bem como o não pagamento das parcelas da financiadora?? Ou seria um outro modelo? Se puderem me ajudar agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o blog orient questões de direito, mas não estamos autorizados a prestar consultas. Para isso, procure a orientação de um advogado civil em sua cidade! Abraços

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.